16 jan Brasil é o país mais avançado da América latina no uso de IA
Segundo uma pesquisa, as empresas do #Brasil estão mais avançadas no uso de inteligência artificial (IA) do que a concorrência latino-americana.
Realizado pela consultoria IDC a pedido do SAS, fornecedor de soluções de análise de dados, o estudo mostra que a lA está em uso em 63% das companhias do País que usam dados e #analytics.
Na América Latina como um todo, onde o Brasil lidera, a média é de 47%.A pesquisa indica também que o objetivo de sete entre dez companhias nacionais com o uso de inteligência artificial é melhorar a habilidade de análise de dados históricos para ter insights preditivos.
Segundo o SAS, os dados revelam uma maturidade das #empresas brasileiras em relação à transformação digital como meio de se tornarem mais competitivas, prevendo os próximos cenários e gerando novas oportunidades de negócios.
Além disso, das empresas brasileiras entrevistadas pelo estudo, 90% investem em dados e analytics com o objetivo principal de identificar tendências e padrões de #consumo, percentual superior à média da América Latina, de 60%.
O SAS entende que os dados mostram que grande parte do mercado nacional já sabe que só conseguirá conhecer melhor seus consumidores por meio de soluções robustas de análise de dados.
IA nas empresas :
A inteligência artificial é utilizada pelas empresas de forma que ajude a realizar processos de forma mais rápida. Basicamente, ela pode ser usada para simular cenários ou mesmo executar tarefas repetitivas.
Para a área comercial, a #lA pode acessar dados de vendas e captar tendências de consumo, identificando pontos que fazem com que um produto possa vender mais.
A IA tem condições de mapear o comportamento dos clientes com a intenção de estabelecer o perfil dos atuais e dos clientes potenciais, o que já vem sendo utilizado no Brasil.
Outro exemplo está no controle efetivo do #estoque da empresa, que é fundamental para que as vendas sejam realizadas com sucesso. Por isso que a IA pode ser usada para otimizar os processos.