17 jan Como a internet se conecta entre os continentes?
A ligação da internet entre os continentes é feita através de grandes cabos submarinos (conhecidos como backbones) que se encontram dispostos em uma enorme estrutura de comunicação criada mundo afora. Estrutura essa que interliga os continentes, possibilitando a conexão da internet entre todos eles (com exceção da Antártida).
O maior cabo de todos, conhecido como SeaMeWe 3, conecta 32 países saindo da Alemanha e chegando até Keoje na Coréia do Sul, com cerca de 39 mil quilômetros e 40 pontos de conexão. Atualmente existem cerca de 190 cabos deste tipo em funcionamento ou em construção no fundo dos mares.
No Brasil, existem seis cabos submarinos em operação. Eles estão enterrados a até 1 000 metros de profundidade no oceano com um revestimento metálico de duto. Isso evita que ocorram danos por ataques de animais marinhos ou barcos de pesca. Em regiões onde as águas são mais fundas, em que o risco é menor, os cabos são menos espessos.
Do Que Os Cabos Submarinos São Feitos?
Resumidamente, os cabos submarinos atuais utilizam a tecnologia de fibra óptica, em que lasers de uma extremidade do cabo lançam dados a velocidades muito rápidas em fibras muito finas para receptores na outra extremidade do fio.