Como funciona e qual objetivo de ter um monitoramento de TI

Qual o objetivo de ter monitoramento 24/7 de infraestrutura de rede em uma empresa?

O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de sua infraestrutura de TI e dos seus componentes em tempo real. O monitoramento de TI permite que os usuários identifiquem problemas de TI imediatamente para tomar decisões bem informadas sobre uso dos recursos das máquinas, se estão sobrecarregadas, riscos de segurança de cibersegurança, entre mais outros dados.

A eficácia da detecção e prevenção proativa do tempo de inatividade depende totalmente da sua visão do seu ambiente de TI e dos dados recentes que você possui da sua infraestrutura. Para ajudar a entender melhor como eliminar os tempos em que sua empresa fica fora do ar, você necessitará de um sistema de monitoramento de TI.

Um sistema de monitoramento de TI que fornece os dados críticos que sua equipe precisa para reagir a incidentes pode significar a diferença entre o dano irreparável à sua reputação e o aumento do valor comercial da sua equipe.

Como funciona o monitoramento de TI?
Vamos começar explicando o que é a infraestrutura de TI. Ela é o conjunto que inclui todos os ativos necessários para fornecer e oferecer suporte a serviços de TI da sua empresa, como data center, servidores, redes, hardware e software de computador, armazenamento e outros equipamentos. Embora a infraestrutura de TI inclua ativos físicos e virtuais (software, máquinas virtuais, servidores virtuais, etc.), as políticas e processos de TI junto com os recursos humanos não são considerados parte da infraestrutura de TI.

Já o monitoramento da TI é um processo que pertence e é operado pelo setor de TI. Seu objetivo é coletar e analisar dados da infraestrutura de TI e aproveitar esses dados para melhorar os resultados de negócios e impulsionar a criação de valor para sua empresa.

A Pro Networks implementa ferramentas especializadas em monitoramento de TI que agregam dados na forma de logs de eventos de toda a infraestrutura de TI da empresa com analistas (N1,N2,N3) vigiando toda a rede 24 horas por dias prontos para entrar em ação quando e caso seja necessário.

Os logs de eventos são gerados automaticamente por computador por aplicativos ou dispositivos na rede em resposta ao tráfego da rede ou à atividade do usuário. Esses arquivos de log contém informações como a hora e a data em que o evento ocorreu, o usuário que fez login na máquina, o nome do computador, um identificador exclusivo, a origem do evento e uma descrição do tipo de evento. Alguns arquivos de log podem conter informações adicionais, dependendo do aplicativo de onde foram originados.

As ferramentas de software de monitoramento de infraestrutura de TI capturam arquivos de log de toda a rede e os agregam em um único banco de dados onde podem ser classificados, consultados e analisados por humanos ou algoritmos de máquina. Usando esse tipo de monitoramento de infraestrutura, as organizações de TI podem detectar problemas operacionais, identificar possíveis violações de segurança ou ataques maliciosos e identificar novas áreas de oportunidade de negócios.

Se sua empresa não possui um Monitoramento de Rede 24/7 nos chame agora pelo WhatsApp!