14 fev “Semana das Mulheres e Meninas na Ciência”
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, é celebrado a cada ano em 11 de fevereiro, é liderado pela UNESCO e pela ONU Mulheres em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que promovem o acesso e a participação de mulheres e meninas na ciência.
O Dia foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. Por isso essa semana é um lembrete de que as mulheres e as meninas desempenham um papel fundamental nas comunidades da ciência e tecnologia e que a sua participação deve ser fortalecida.
Apesar do apagamento que a história impôs às mulheres, atualmente temos referências femininas que atuam nas mais diversas áreas das ciências e que são modelos de inspiração para muitas meninas e outras mulheres.
Cientistas Contemporâneas Brasileiras para toda menina e mulher se inspirar:
Um dos nomes de destaque que você provavelmente já ouviu falar é o de Jaqueline Goes de Jesus. A cientista brasileira faz parte da equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país.
Ester Cerdeira Sabino Outra brasileira associada ao sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2 no Brasil é Ester Cerdeira Sabino, que é também professora da Faculdade de Medicina da USP e membro da Academia Brasileira de Ciência. Ester já atuou em várias frentes e suas principais linhas de pesquisa envolvem a segurança transfusional, HIV, doença de Chagas, vírus emergentes e anemia falciforme.
Vivian Miranda A única brasileira a integrar um projeto com a Nasa para o desenvolvimento de um satélite é Vivian Miranda.
“Lugar de Mulher é na Ciência que ela quiser!”
Apoio Pro Networks.