21/03, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e precisamos lembrar que a luta contra o racismo é constante e necessária

A filósofa Angela Davis já alertou: numa sociedade racista, não basta não ser racista. E necessário ser antirracista – ter atitudes contrárias ao racismo. Vamos juntas e juntos?

É fundamental que cada um de nós se comprometa a combater todas as formas de preconceito e discriminação racial, reconhecendo a importância e o valor de todas as culturas e etnias. Vamos juntos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos!

A ONU, em 1966, definiu o dia 21 de março como o “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”.

A data é em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas morreram.

Pessoas negras protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que exigia o porte de uma caderneta informando onde poderiam ir ou não. Esta lei foi instituída no período do Apartheid sul-africano, que durou de 1948 a 1994. Apesar dos avanços, ainda temos um longa caminhada contra o preconceito e pela igualdade racial.

No Brasil, a luta contra a discriminação racial começou a se intensificar após a Constituição Federal de 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

Em 2008, a Lei 11.645 tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Uma das principais formas de luta contra a discriminação racial é a educação

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta