Por que preciso de Monitoramento de Rede humanizado e 24 horas?

No geral, um software de monitoramento de rede é apoio para a empresa, não sendo o seu negócio fim. Deveria ter papel importante na sustentação dos negócios, em muitos casos, é negligenciado. Apenas após passar por um incidente grave na empresa os gestores buscam um software de monitoramento de rede.

Por outro lado, empresas que não sofreram com incidentes graves e são maduras, implementam ferramentas de monitoramento com analistas 24h para otimizar o seu ambiente, precaver qualquer tipo de problema e tomar ação imediatamente quando for necessário. Aumentando desta forma a sua performance, disponibilidade e economia de recursos.

Podemos classificar de forma macro os desafios corporativos em 3 tipos:

1. Manter a disponibilidade do negócio
É extremamente necessário que sua rede esteja fluindo de forma tão natural como a própria eletricidade em sua empresa. Para mantê-la sempre disponível é necessário possuir um controle de todos os componentes da sua infraestrutura, compreendendo as aplicações e os serviços prestados pela TI.

É uma melhor prática adotada pela TI, vincular componentes de infraestrutura, aplicação e serviços, obtendo assim uma visão clara da malha de TI e suas particularidades. Esta visão traz agilidade na hora de resolver eventuais problemas, reduzindo assim os tempos de indisponibilidade.

O monitoramento é peça chave no aumento da disponibilidade dos seus sistemas. Você vende por meio de e-Commerce? Disponibiliza aulas, cursos ou materiais em seu site? Não importa o seu negócio, você precisa que toda a sua infraestrutura e aplicações estejam funcionando.

2. Manter a performance do negócio
O monitoramento aumenta a disponibilidade do seu negócio, porém, está disponível com a performance desejada? Monitorar a rede local é o bastante para garantir a boa experiência dos clientes? A usabilidade deverá ser questionada no momento de parametrizar o software para monitoramento de rede.

Afinal, os serviços para os clientes da empresa ou usuários podem estar disponíveis, com uma performance totalmente degrada que impossibilita o seu uso. Então no momento de planejar o seu monitoramento, pense em todos os componentes que são utilizados para entregar os serviços. Monitorar o trafego de rede pode ajudar na performance?

O monitoramento pode apontar com diferentes níveis de criticidade a utilização de recursos que influenciam na performance dos serviços. Dando tempo para as áreas de TI agirem com calma em resposta a algum evento.

Entenda como um time 24×7 pode manter a performance do seu negócio adequada.

3. Coleta de dados para tomada de decisões
Software de gerenciamento de rede é algo diferente de software de monitoramento de rede. Porém, ambos são capazes de coletar informações sobre a rede. Essas informações deverão ser utilizadas como base para tomar decisões na área de TI.

Essas decisões podem ir desde simples otimizações de recursos até definições de aquisições para a empresa. Justificar investimentos na área de TI sempre foi uma tarefa, no mínimo, árdua, e de fato, muitas empresas tomam decisões equivocadas.

Coletar dados sobre o ambiente do seu negócio e usá-los para projetar o futuro é uma prática que trará facilidade no aceite de investimentos e principalmente dará visibilidade quanto ao planejamento de capacidade da TI.

É vital ter informações para tomar decisões. Saia do mundo do “achismo” e vá para o mundo da certeza e redução dos riscos com o monitoramento de rede.