08 maio Dia do Profissional de Marketing! Conheça a profissão:
O especialista em marketing precisa estar de olho em todas as oportunidades. Suas ideias podem ser um ponto chave para que uma empresa alavanque um conteúdo e tenha sucesso no futuro. Em 8 de Maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing.
O que é marketing?
O marketing é formado por um conjunto de conceitos e ações práticas que ajudam pessoas tanto físicas quanto jurídicas a vender algo. Produtos e serviços são os elementos que logo vêm à mente, o que é normal. Porém, não acaba aí. Esse algo também pode ser:
Imagem profissional;
Ideia de negócio;
Crença política;
Atividades religiosas;
Valores organizacionais;
Bandeiras de movimentos sociais.
Anote na agenda para não esquecer: a data em que é celebrado o dia do profissional de marketing é 8 de maio. A cada ano, ela ganha força e é celebrada não apenas por quem trabalha na área, mas também por quem recorre diariamente a ela. É o caso de empresas, agências de publicidade, partidos políticos, universidades, ONGs, indústrias, bancos etc.
Qual é a origem do marketing?
O marketing começou a ser estudado e entendido como um campo de conhecimento no século XX, mais precisamente na década de 40 nos Estados Unidos. Naquela época, o foco dele era auxiliar a expansão tanto do comércio quanto do varejo. Afinal, ambos os setores sempre foram marcados por forte concorrência.
O que faz um profissional de marketing?
O profissional de marketing tem uma vasta gama de possibilidades de trabalho (e não é exagero!). Em empresas, agências de consultoria ou atendimento freelancer, ele pode ficar encarregado de:
Comunicação organizacional;
Comunicação interna da administração com os colaboradores;
Posicionamento e reposicionamento da marca;
Gestão de redes sociais e plataformas online;
Gerenciamento de campanhas publicitárias;
Planejamento de divulgação de produtos, serviços e conteúdos em mídias tradicionais;
Acompanhamento de métricas de investimentos, campanhas e retorno comercial;
Pesquisas de preferência do consumidor ou nicho de mercado;
Estratégias para aumentar as vendas.
Qual o impacto do marketing no nosso dia a dia?
Se antes o marketing tinha o papel de ajudar as empresas a se destacarem da concorrência e a atraírem mais consumidores, hoje ele vai além. Ele busca assegurar a satisfação e a fidelização do cliente.
O marketing também é o que permite a construção e a manutenção do relacionamento entre empresas, mídia e cidadãos. Fora o fato de que ele é a peça-chave para a criação de conteúdos como estratégia de vendas — algo crucial em um período tecnológico em que a internet dita o consumo.
“As pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você as fez sentir.”
Hoje é um dia para aqueles que procuram satisfazer desejos, conectar marcas a pessoas e promover o crescimento não só de empresas, mas também da qualidade de vida de todos. Parabéns, profissional de Marketing, seu trabalho muda o mundo!
Quais são as principais referências do marketing?
Quando o assunto é marketing, não faltam nomes que são referências em atuação, inovação, pesquisa e/ou estudos no ramo. Abaixo, mostramos alguns dos principais:
Philip Kotler: é considerado um dos principais escritores sobre o marketing aplicado à realidade e às mudanças do mercado. Ele conta com mais de uma dezena de livros já publicados (como Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade);
Al Ries e Jack Trout: foi a dupla responsável por desenvolver, ainda na década de 90, alguns dos principais conceitos sobre posicionamento, geração de valor e percepção da marca (o chamado brand awareness, em inglês) pelo público-alvo;
Seth Godin: ficou reconhecido no mercado dos Estados Unidos como referência em empreender e usar o marketing como ferramenta de sucesso e consolidação de marcas em diferentes setores comerciais;
Martha Gabriel: se tornou uma das principais palestrantes de marketing no mundo e tem como diferencial a abordagem das demandas do mercado brasileiro;
Adele Revella: principal nome por trás do Buyer Persona Institute, uma das instituições internacionais mais relevantes em pesquisa e panorama de comportamentos e tendências do consumidor.