Como funciona o Monitoramento de Fluxo de Rede?

O monitoramento requer que os fluxos sejam capturados, sendo responsabilidade de um coletor de fluxo, geralmente um dispositivo autônomo que reúne e armazena dados de fluxo obtidos de dispositivos habilitados, como roteadores, comutadores e balanceadores de carga. Os coletores também podem obter esses dados de sondas dedicadas e outras fontes de fluxo.

Os principais indicadores do monitoramento de fluxo são:

– RTT (Round Trip Time): Atraso provocado pela própria rede; tempo que leva para um pacote de dados ser enviado mais o tempo que leva para uma confirmação desse pacote ser recebido, esse indicador é medido de clientes para servidor no tráfego TCP.

– SRT (Server Response Time): Atraso provocado pelo serviço de rede ou pelo próprio aplicativo; tempo que leva para o servidor começar a enviar dados após a solicitação do cliente ser aceita e confirmada, esse indicador é medido do servidor para o cliente no tráfego TCP.

– Retransmissões: Número de pacotes retransmitidos que foram danificados ou perdidos.

– Atraso: Tempo de atraso entre pacotes, mínimo, máximo, valor médio e desvio, este indicador é medido em ambas as direções de comunicação da rede.

– Jitter: Calculado a partir do atraso como variância, mínimo, máximo, valor médio e desvio.

– Pacotes fora de ordem: Número de pacotes entregues em uma ordem diferente da qual foram enviados.

Gostou dessa informação? Então nos siga para acompanhar todas as publicações informativas como essa e muito mais!

Entre em contato com a gente!
11 91432-9419
‪11 99687‑2961