23 maio Monitoramento de Infraestrutura de TI e Monitoramento de Rede: Qual a diferença?
O uso do termo “monitoramento de infraestrutura” tem se tornado cada vez mais comum, porém, sua abrangência pode gerar confusão sobre qual infraestrutura está sendo monitorada. Seria referente a pontes, estradas, servidores, placas de rede? A resposta não é clara.
Mas há uma categoria específica que se encaixa no monitoramento de infraestrutura de TI, ou ITIM (do inglês, IT Infrastructure Monitoring). Ela engloba soluções de monitoramento de rede, mas também abrange outros aspectos importantes. As ferramentas ITIM capturam a integridade e a utilização de recursos dos componentes da infraestrutura de TI, independentemente de onde estejam localizados, ou seja, tanto no data center quanto no perímetro, em infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) na nuvem.
O monitoramento da infraestrutura de TI é uma prática básica para qualquer organização que depende de sistemas físicos e tecnologia para seus negócios. É um processo que coleta e revisa métricas relacionadas ao hardware e software do ambiente de TI, permitindo que as equipes de TI detectem interrupções, como um servidor superaquecido, e fornece uma referência para a operação ideal de sistemas físicos, facilitando o processo de ajuste e redução do tempo de inatividade.
O monitoramento corporativo de TI usa instrumentação com base em software, como APIs e agentes, para coletar informações operacionais sobre hardware e software em toda a infraestrutura corporativa. Essas informações podem incluir verificações básicas de dispositivos ou aplicativos, assim como métricas detalhadas que rastreiam a disponibilidade e utilização de recursos, tempos de resposta do sistema e da rede, taxas de erro e alarmes e outros dados.
Gostou dessa informação? Então nos siga para acompanhar todas as publicações informativas como essa e muito mais!
Entre em contato com a gente!
11 91432-9419
11 99687‑2961