26 jul Gerenciamento de OLT em redes ópticas passivas
A OLT é a sigla para Optical Line Terminal, ou terminal de linha óptica em tradução livre. Trata-se de um equipamento utilizado para conectar os terminais de fibra óptica e gerenciar o sistema das redes ópticas passivas (PON). Um bom gerenciamento de OLT é extremamente importante quando estamos lidando com redes PONs.
– O que é o gerenciamento de OLT?
OLT é um equipamento que é geralmente instalado na central do provedor de internet e centraliza e envia o sinal de fibra óptica para os clientes do serviço.
O gerenciamento desse equipamento é feito por um software, sendo importante para administrar a rede PON que está ligada à OLT.
Um sistema de gerenciamento de OLT é usado para ajudar o provedor de internet a resolver problemas que envolvem o OLT e a Optical Network Units (ONT), além de solucionar questões acerca do provisionamento e autorização.
– Por que ele é importante?
Um bom gerenciamento de OLT é importante para um provedor de internet pois ajuda a equipe a economizar tempo, que pode ser aplicado em tarefas mais estratégicas para o negócio. Isso ocorre porque várias configurações necessárias e complicadas, como de Flows, Service-ports e Tconts, são realizadas de forma automatizada pelo software.
Com o sistema resolvendo as questões de provisionamento, também é possível instalar muito mais sistemas em um único dia.
O gerenciamento adequado também garante mais controle sobre a rede, já que é possível ter um acesso mais fácil a informações da rede, como pacotes e sinais transmitidos.
– O que é rede PON?
A rede óptica passiva (PON) é um tipo de rede que usa divisores ópticos para transmitir dados a partir de um ponto de transmissão para múltiplos pontos, ou seja, é uma rede ponto-multiponto.
Ela é chamada passiva porque, diferentemente de outros tipos de redes, não precisa de energia elétrica para transmitir dados.
Esse tipo de rede é muito utilizado por provedores de internet, mas também pode ser aproveitado em instituições que exigem uma grande rede, como hospitais, hotéis e universidades.
Os dois tipos de tecnologia de rede PON mais comuns são EPON e GPON, ambos com vantagens, e podem ser escolhidos conforme a necessidade de cada provedor de internet.
O OLT é utilizado para transmitir os sinais ópticos na rede PON, que envia o sinal da fibra óptica até os splitters, equipamentos que distribuem o sinal para outros pontos.
– Quais são seus principais dispositivos e componentes?
Os principais componentes passivos (que não utilizam energia) de uma rede PON são os divisores e a fibra óptica.
Os divisores podem dividir o sinal de qualquer onda óptica, independente do seu comprimento. Esses equipamentos não precisam de nenhum tipo de manutenção contínua nem resfriamento, como aconteceria com equipamentos ativos.
O ponto de partida das PONs é o OLT, na outra ponta (no usuário) fica o ONT, equipamento que possui portas Ethernet para realizar a conexão com o dispositivo da residência do usuário.
– O que um software de gerenciamento de OLT deve oferecer?
Um software de gerenciamento de OLT auxilia o provedor de internet ou o administrador de uma rede do tipo PON a:
.Gerenciar as redes PONs;
.Solucionar problemas relacionados a OLTs e ONTs;
.Configurar Tconts, Flows e GEMports;
.Resolver remotamente problemas relacionados à rede do cliente do provedor de internet;
.Ser notificado quando o sinal do cliente variar e ter acesso ao histórico do sinal para resolver problemas.
– Conclusão
Podemos concluir com este artigo que manter um gerenciamento de OLT eficiente é fundamental para a qualidade de serviços de um provedor de internet que opera com redes do tipo PON.
A boa gestão desse equipamento torna possível a automatização de processos que demandariam tempo e recursos humanos.
Além do mais, contar com um software de gerenciamento de OLT possibilita o acesso remoto à rede que chega até o cliente, fazendo com que o provedor possa resolver problemas sem a necessidade de o cliente esperar a visita de um técnico.