Suporte de TI: o que é e como funciona?

O suporte de TI é um conjunto de serviços de assistência fornecido para manter uma infraestrutura tecnológica. Basicamente, os profissionais responsáveis por esse tipo de atividade precisam estar garantir o pleno funcionamento de máquinas, equipamentos, ferramentas e sistemas de TI da empresa.
No entanto, além do desempenho das tecnologias, o suporte de TI também auxilia em diversas outras importantes atribuições da organização, de seus departamentos e do setor, como:

– Implementação de processos;
atendimento e cadastro de ordens de serviço;

– Proteção e segurança de dados;
pesquisa, cotação e instalação de novas soluções;
realização de treinamentos e muito mais.

– Mesmo as empresas menores precisam garantir que o mínimo de suporte seja realizado no quesito tecnologia.

Tipos de suporte de TI

Na prática, você poderá se deparar com diferentes atividades do suporte de TI. Na teoria, elas são denominadas pelos termos Help Desk e Service Desk, mas é comum que você ainda esbarre em outras nomenclaturas, como suporte de TI remoto, de campo e presencial.